quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Juventude desidiossincrática

O principal ponto que norteia as relações interpessoais e sociais hoje em dia é a exibição. Um estado de alienação que toma conta da nossa sociedade de maneira tão hiperbólica que as pessoas chegam a ter "vidas" onde não há problemas como: doença, trabalho, família, namoro e uma serie de outras coisas que fazem parte do cotidiano de qualquer individuo.

Essa situação fica muito explícita nas relações entre grupos de adolescentes, em que muitas vezes o contato é feito entre Orkut, MSN, e-mail e vários outros aplicativos tecnológicos que permeiam a sociedade contemporânea.

Quando se acessa o perfil de um(a) adolescente, o que se vê é alguem que vive cercado por amigos, vai em festas badaladas, etc. Em nenhum momento, alguém que entra nesse perfil qustiona se aquele(a) jovem que aparece na tela do computador encara dilemas pessoais e se realmente se sente o tempo todo cercado por amigos, ou se tudo não passa de uma ilusão passageira em momentâneas "farras" entre conhecidos. E isso o fará desenvolver - se inseguro quanto ao mundo que o cerca, e sobre o que é, de fato, um relacionamento interpessoal.

É nisso que, em seu estado de "exibição" das pessoas no ato de ocultar suas idiossincrasias e mostrar à sociedade apenas o que esta considerar aceitavel. Não é à toa qu em seus perfis, façam uso do photoshop tentando ocultar suas espinhas, manchas de pele e outras "aberrações" que são capazes de excluir qualquer adolescente de um grupo de amigos.

Possivelmente, por ser fruto de uma sociedade em que tudo se torna obsoleto num piscar de olhos, os jovens da geração atual sejam alienados e escondam o que realmente sentem e pensam, tornando - se assim o produto de uma sociedade hipócrita e capitalista, na qual só a aparência governa o relacionamento entre as pessoas.

Nenhum comentário: